Autorizado auxílio financeiro para realização da Expolages 2017

Com a aprovação do projeto de lei 091/2017, o Poder Legislativo Lageano autorizou a Prefeitura a conceder auxílio financeiro no valor de R$ 75 mil à Associação Rural de Lages como ajuda na realização da Expolages 2017, que acontece entre os dias 10 e 15 de outubro no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O recurso é decorrente do orçamento da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca.

Líder do Governo da Câmara, o vereador Gerson (PSD) argumenta que o evento é uma tradição do município, além de representar um setor muito importante e com grande potencial de crescimento em Lages. “Trata-se de uma feira multisetorial que traz recursos econômicos para nosso município, hotéis, restaurantes, o próprio negócio em si, que traz este recurso e que gira na nossa cidade”, disse o legislador, que cita ainda aspectos como o melhoramento genético e a discussão da cadeia produtiva da piscicultura como outros fatores de valor da Expolages.

Maior evento de pecuária do estado e um dos mais antigos e tradicionais do país, a primeira edição da feira, denominada I Exposição Feira da Indústria Pastoril de Lages, aconteceu no dia 13 de março de 1920, nas dependências do Posto Zootécnico Federal, onde atualmente se localiza a Epagri. Com a fundação da Associação Rural de Lages, em 11 de agosto de 1939, esta passou a organizar o evento desde 1941, já no Parque do Conta Dinheiro. Na década de 80 recebeu o nome de Expolages.

Foto: Divulgação - Portal Via Publica / Nilton Wolff (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista