Novos questionamentos sobre vagas de professores nas unidades escolares do município

Sobre a situação dos professores aprovados no concurso público municipal de 2016, o vereador Jair Junior (PSD) produziu dois pedidos de informação (076 e 097) à Secretaria de Educação de Lages, os quais buscavam respostas sobre o tema. No primeiro deles, a secretária da área afirmava que não havia previsão para o chamamento de mais professores classificados no certame e nem haveria outro concurso enquanto o edital de 2016 estivesse em vigência.

Já no segundo, dizia que as vagas restantes dos processos de remoção, lotação e ampliação foram oferecidas aos professores efetivos de Lages lotados na Secretaria de Educação e aos chamados no concurso em questão. Relatava ainda que um novo levantamento de vagas seria realizado conforme o número de matrículas para 2018, restando daí a possibilidade de chamamento dos excedentes do concurso de 2016.

Diante destas respostas, o vereador Jair Junior encaminhou novos questionamentos ao prefeito Antonio Ceron (PSD). O pedido de informação 119/2017 requer a relação de vagas de todas as unidades escolares do município, especificando se elas estão vinculadas (com os respectivos nomes dos professores titulares e substitutos) ou abertas (especificando se está sendo ocupada por professor efetivo ou contratado). A matéria também solicita o nome e a unidade em que atuam os professores lotados na Secretaria de Educação e quantos professores já se aposentaram neste ano.

“Estão colocando professor contratado em vaga que não tem servidor efetivo. São várias vagas em aberto e não foi chamado professor efetivo. A lei diz que o servidor contratado tem que substituir o professor efetivo que está em uma função de confiança, numa direção de escola, na Secretaria de Educação, que se ausentou, mas nos casos que ainda não tem, é o professor efetivo que tem que ser colocado nesta vaga. Tem um concurso público em aberto, isso é um desrespeito com quem fez o concurso, foi aprovado e ainda não foi chamado”, reclamou Jair.

Fotos: Divulgação Prefeitura de Lages, via Paulo Chagas / Nilton Wolff (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista