Legislativo Lageano celebra as campeãs nacionais Leoas da Serra

Uma verdadeira máquina de gols, com uma defesa praticamente intransponível, assim pode ser definida a equipe das Leoas da Serra na vitoriosa campanha da 1ª Copa do Brasil de Futsal. Foram oito jogos, com sete vitórias e um empate. Melhor ataque e defesa da competição, com 49 gols pró e 4 contra. Na final, duas goleadas sobre a equipe amazonense do Iranduba: 5 x 1 em Manaus e 6 x 0 em Lages, em um Jones Minosso lotado por uma torcida extasiada.

Com a conquista, as Leoas vão disputar em 2018 a Copa Libertadores de Futsal Feminino, enfrentando equipes de todo o continente sul-americano. Por levar o nome de Lages a todos os cantos do país, a Câmara Municipal prestou homenagens às históricas campeãs nacionais. A proposição partiu dos vereadores Aida Hoffer, Gerson Omar dos Santos e Jean Pierre Ezequiel (todos do PSD) e Mauricio Batalha Machado (PPS).

Atletas, comissão técnica e dirigentes receberam diplomas especiais do Legislativo e medalhas alusivas à conquista. Além disso, a melhor jogadora do mundo, Amandinha Lyssa; a capitã e artilheira da Copa do Brasil com dez gols, Greice Behn; e a lageana Amanda Souza, presente desde o início do projeto esportivo em 2013, também foram reverenciadas a parte.

Também seria homenageada na noite a autora do gol de placa Jéssica Sant’anna, a Getúlio, famosa no país todo pelo gol de lambreta marcado na semifinal do torneio. No entanto, por motivos profissionais, ela não pôde se fazer presente. Uma nova data deverá ser marcada para que a atleta receba o diploma do Legislativo Lageano. Outras ausências foram as atletas Beatriz Mariano, Diana Santos, Kawane Ribeiro e Lediane Marcolan.

Confira a relação das homenageadas:

Atletas

Amanda Cristina Souza

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo

Fernanda Fernandes

Gislene Costa

Greice Behn

Jhennif Karonlay da Silva Machado

Juliana Santa Catharina

Luana Rodrigues de Souza

Miriam Thais Werle

Rubia Teresinha Ferreira Wasmann

Thais Amaral Fernandes Moreira

Comissão Técnica

Rafaela Vicentina Alves Nicolete

Alberto de Souza

Volnei Correa da Silva

Anthony Rodrigues

Luana Barbosa Mazzuchetti

Guilherme dos Santos Lima

Geane Ferreira de Jesus

Leoas da Serra é um projeto esportivo e de inclusão social à mulher

Tendo como lema “Esporte, inclusão social e valorização da mulher na Serra Catarinense”, a Associação Leoas da Serra atua em duas frentes: o esporte de rendimento e a inclusão social através do esporte. Foi fundada como associação independente em fevereiro de 2015, mas já atuava desde 2013 como um departamento da equipe de futebol Inter de Lages. No campo esportivo, as Leoas já acumulam títulos de campeão catarinense e um vice-campeonato nacional.

As atletas de rendimento, muitas delas jogadoras da Seleção Brasileira, recebem bolsas de estudo, moradia, alimentação, assistência médica e odontológica. Em contrapartida, ministram aulas de futsal feminino gratuitamente para mais de 400 meninas, entre 6 e 12 anos, em oito polos espalhados por diferentes regiões da cidade. O projeto, inclusive, já foi premiado pelo Instituto Gustavo Kuerten (IGK) pela promoção da inclusão social através do esporte.

A única exigência para participar do Escola de Leoas é que as alunas estejam matriculadas na rede de ensino, o que contribui contra a evasão escolar. Além do aspecto esportivo, o projeto é um instrumento de empoderamento feminino e de combate à violência doméstica contra a mulher, também são fornecidos através dele atendimento médico e noções de cidadania às alunas.

O projeto Escola de Leoas foi aprovado pelo Ministério do Esporte, com isso, a iniciativa privada também pode contribuir com esta causa. Pessoas físicas podem doar até 6% do Imposto de Renda ao projeto, enquanto empresas tributadas por Lucro Real podem doar 1% do IR. Mais informações no e-mail leoasdaserrafutsal@gmail.com ou nos telefones (49) 3018-5682 ou (49) 99983-0922.

Fotos: Nilton Wolff (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista