Câmara apresenta pedidos para a segurança pública com base na audiência que tratou do tema

Fruto das manifestações apresentadas pela comunidade lageana e pelas autoridades ligadas à área de segurança pública na audiência que aconteceu no dia 23 de junho no Plenário da Câmara Municipal, a moção legislativa 163/2017 solicita medidas urgentes do Governo do Estado e do Fórum Parlamentar Catarinense para promover o aumento de efetivo das polícias militar e civil em Lages, inclusive determinando que os alunos soldados que estão atualmente em formação no 6º Batalhão de Polícia Militar permaneçam na cidade.

A proposta, de autoria do vereador Vone Scheuermann (PSC) e assinada pelos demais legisladores, também pede que o Governo do Estado disponibilize novas viaturas e armamentos de maior calibre às policias em Lages, bem como equipamentos avançados de investigação ao Instituto Geral de Perícias e à polícia civil. Além disso, requer a instalação de mais câmeras para ampliação do vídeo monitoramento, para que também contemple os bairros mais distantes do centro.

Na audiência pública realizada em junho pelo Poder Legislativo, membros do Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil, bem como a população de vários bairros, relataram os problemas diários enfrentados com relação às deficiências na segurança pública em Lages. Da mesma forma, apontou-se a necessidade de várias mudanças na legislação e na gestão da área.

Nesta questão, o pedido é para que o Fórum Catarinense adote medidas para promover junto ao Congresso Nacional sensíveis alterações no Código Penal e na Lei de Execuções Penais, com o objetivo de endurecer penas, aumentar o período de progressão de regime e reavaliar os critérios para concessão de saídas temporárias e indultos.

A matéria foi encaminhada ao governador Raimundo Colombo, ao secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, Cesar Augusto Grubba, e ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal João Paulo Kleinubing.

Fotos: Nilton Wolff (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista